domingo, 10 de fevereiro de 2013

Oscar nos anos 2000 (2) - 2004 a 2007

2004
Melhor Filme
Menina de ouro
O aviador
Em busca da terra do nunca
Sideways
Ray

A briga no ano ficou quase toda entre Clint Eastwood e sua Menina de ouro e Martin Scorsese e seu O aviador. Quem saiu vencedor? Eastwood. Scorsese tem um longo histórico de rejeição por parte dos votantes da academia e na edição deste ano, não foi diferente. No entanto, analisando os dois filmes em questão, aceito a vitória de Menina de ouro numa boa. É um filme excelente, isso não se pode negar. O único problema dele é que é um drama que perdeu muita força. Não é exatamente aquele filme que se possa ver várias e várias vezes sem cansar. E O aviador, por sua vez, está longe de ser o melhor filme de Scorsese. Longe mesmo. Minha opinião sobre o melhor filme do ano? Brilho eterno de uma mente sem lembranças, que nem está aqui entre os cinco indicados. Mesmo assim, o filme ainda saiu vencedor por melhor roteiro original e com uma indicação para Kate Winslet na categoria de melhor atriz (perdeu – a meu ver, injustamente – para Hilary Swank por Menina de Ouro). Melhor ator foi para Jamie Foxx como Ray Charles em Ray, outro caso complicado de premiação, pois o trabalho de Di Caprio em O aviador é fantástico. Ah, mais um detalhe. Neste ano, Clint Eastwood ganhou pela segunda vez os prêmios de melhor filme e melhor diretor (sendo a primeira pelo ótimo Os imperdoáveis, 1992).

2005
Melhor Filme
Capote
Crash
Boa noite e boa sorte
O segredo de Brokeback Mountain
Munique

Um dos casos históricos de erros da Academia aconteceu nesta cerimônia. O favorito de quase todos, o filme mais polêmico e mais comentado do ano, O segredo de Brokeback Mountain, misteriosamente, por razões desconhecidas, perdeu na categoria principal para Crash – no limite. Não é que Crash seja ruim – tem uma proposta interessante relacionada ao choque e as conexões, das mais variadas formas, entre as pessoas das grandes cidades, cujas vidas estão, de várias maneiras, conectadas e a mercê da "ação e reação". Todo ato cometido terá, em algum momento, alguma repercussão – mas Brokeback Mountain é bem melhor. Sua proposta de criar um drama romântico protagonizado por um casal homossexual numa sociedade extremamente machista e opressiva segue quase o padrão clássico de "amor impossível" dos grandes contos de romance. A diferença é que o casal é um casal gay e eles não estão enfrentando uma doença, distância ou famílias rivais. O grande impedimento aqui é a intolerância. Tudo mostrado da forma mais simples, direta e sensível possível, sem jamais ser grosseiro, vulgar, brega ou exageradamente fantasioso. Enfim, é melhor que Crash, mas pelo menos levou o prêmio de direção para Ang Lee e elevou as carreiras de seus quatro atores principais (Heath Ledger, Jake Gyllenhal, Michelle Williams e Anne Hathaway) a outro nível. Vencedor de melhor ator: Phillip Seymour Hoffman por Capote – sim, o próprio Truman Capote, autor de Bonequinha de luxo. Vencedora de melhor atriz: Reese Witherspoon por Johnny e June – ótima atuação, mas tanto Felicity Huffman (Transamerica) quanto Charlize Theron (Terra Fria) fizeram trabalhos mais legais.

2006
Melhor Filme
Cartas de Iwo Jima
Babel
Os infiltrados
Pequena miss Sunshine
A rainha

Finalmente o ano de Scorsese! Com Os infiltrados, o diretor finalmente conseguiu seu prêmio de melhor diretor (mais de três décadas após a derrota inexplicável de Touro indomável) e o filme ainda conseguiu levar melhor filme, feito único em sua extensa e fantástica carreira. Babel é quase a mesma coisa que Crash. A diferença é que as ligações entre as personagens vão além de uma simples cidade e se estendem, literalmente, pelo mundo. A rainha é a apoteose da vencedora do Oscar Helen Mirren, num trabalho memorável nesse filme interessantíssimo sobre os bastidores da família real britânica em um de seus momentos de maior crise. Pequena miss Sunshine, a grande surpresa do ano, veio a se tornar um dos filmes mais bem sucedidos e populares da década de 2000 e escancarou as portas dos filmes de circuito independente para Hollywood com sua forma simples e hilária de questionar temas sérios e pertinentes. Vencedor de melhor ator: Forest Whitaker por O último rei da Escócia, filme para testar os nervos de qualquer um que resolva encará-lo.

2007
Melhor Filme
Desejo e reparação
Sangue negro
Onde os fracos não têm vez
Juno
Conduta de risco

Ano fortíssimo. Um dos anos mais complicados e excepcionais que a Academia teve neste ainda recente século XXI. Tirando melhor ator (Daniel Day-Lewis – Sangue negro) e melhor ator coadjuvante (Javier Bardem – Onde os fracos não têm vez), em que ambos atores não apenas trouxeram as melhores atuações do ano, como também duas das melhores da década, todas as outras categorias principais foram disputadíssimas e compostas por candidatos no auge de suas carreiras em interpretações fantásticas. Em atriz coadjuvante, Tilda Swinton (Conduta de risco) brigou muito pelo prêmio com a jovem Saoirse Ronan (Desejo e reparação, um dos meus filmes preferidos), que na época tinha apenas 13 anos de idade, pra conseguir levar seu prêmio. Disputa absurda e, pra mim, uma das maiores da categoria de melhor atriz aconteceu entre a veterana e incrível Julie Christie (indicada por Longe dela – filme belíssimo. Vencedora por Darling, a que amou demais no longínquo ano de 1965) e a vencedora até então semi-desconhecida Marion Cotillard por seu desempenho absurdo como Edith Piaf em Piaf – um hino ao amor. Sua caracterização foi considerada por muitos como uma das melhores atuações de vencedoras do Oscar de melhor atriz de toda a história da premiação. Para completar, Sangue negro e Onde os fracos não têm vez brigaram muito pelas duas categorias principais, mas o filme dos Coen acabou levando a melhor. Não tenho uma opinião precisa sobre, pois adoro os dois filmes, mas cada vez mais acredito que Sangue negro seja um filme melhor. Juno é uma explosão de cinema teen de qualidade e elevou Ellen Page ao topo de Hollywood, de modo até a transformá-la numa das atrizes de maiores destaques dos anos 2000 e uma das grandes promessas do cinema americano nos últimos anos. Conduta de risco é... sei lá, não gostei.

Leia também:
Oscar nos anos 2000 (1)
Oscar de melhor filme
Oscar de melhor atriz

Lucas Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário