sábado, 28 de julho de 2012

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - queda e apogeu de uma lenda

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) foi, sem dúvida, um dos melhores filmes de ação já feitos. Sendo assim, sobre o  diretor e roteirista Christopher Nolan ficou a grande pressão para que o último capítulo da saga do homem morcego no mínimo mantivesse o nível (altíssimo) dos dois filmes anteriores. Como superar as sequências incríveis e a presença do Coringa, que graças a Heath Leadger se tornou um dos maiores vilões de todos os tempos? E depois de um ponto alto como Cavaleiro das Trevas, foi difícil não criar expectativas sobre o terceiro e último capítulo da saga Batman de Nolan, expectativas estas que não foram totalmente cumpridas.
Oito anos depois do Batman assumir a autoria dos crimes cometidos por Harvey Dent, assim como a responsabilidade pela morte do mesmo, o ex-promotor de Gotham é considerado um herói, com direito a feriado, o Dia de Harvey Dent. A cidade é grata a ele e ao comissário de polícia Gordon (Gary Oldman) por trazer  paz e honestidade às ruas da metrópole depois de décadas de violência. Nesses oito anos o Batman não havia aparecido uma vez sequer, assim como o bilionário Bruce Wayne (Christian Bale), que após perder sua amada Rachel Dawes passou a se esconder em sua mansão, apesar dos protestos de seu incansável mordomo Alfred (Michael Caine). Essa reclusão de Bruce tem como pior efeito a queda no valor de suas empresas, cujo lucro passa a ser mínimo.
Tá tudo muito bem em Gotham, até que numa perseguição policial Gordon chega às galerias subterrâneas do esgoto e conhece o terrorista Bane (Tom Hardy), uma verdadeira montanha de músculos e pura maldade, treinado pelo clã de Ra's al Ghul e cujo objetivo é cumprir os desejos do mestre e aniquilar Gotham. Ao saber da existência do terrorista, Bruce repensa seus últimos anos e começa a tabalhar no retorno do Batman. Claro que para isso ele procura Lucius Fox (Morgan Freeman), que continua no comando de suas empresas. Para tornar a vida de Wayne mais interessante, duas mulheres entram em sua vida: a empresária Miranda Tale (Marion Cotillard), parceira das Empresas Wayne, e a ladra Selina Kyle (Anne Hathaway), uma nova versão da Mulher Gato (e que não é chamada de Mulher Gato em momento algum). Completando o elenco de destaque temos o jovem policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt), incoruptível e idealista, e que  será de grande ajuda para Gordon e Batman na luta contra Bane.
Da história só posso falar isso, porque qualquer coisa a mais vira spoiller e Deus me livre de estragar o filme pra alguém. Mas tem muita coisa pra falar sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012). Primeiro, elogiar o trabalho de Christopher Nolan, que concluiu com maestria uma trilogia que é uma das mais bem sucessidas do cinema, mostrando que filmes de ação podem sim vir acompanhados de boas ideias e não apenas de pancadaria. Aqui temos mais uma vez ótimas sequências de ação e ótimos efeitos especiais, mas isso não seria nada sem o ótimo roteiro muito bem elaborado e a perícia técnica do diretor. Mesmo assim, depois de O Cavaleiro das Trevas a história do Batman muda completamente diante dos fãs. Aqui nós não temos todo o clima pesado e sem esperança do filme anterior, cujo maior responsável era o Coringa. O vilão Bane é de meter medo, é enorme, parece uma montanha indestrutível, mas no fundo sabemos que ele não o é e é meio previsível que ele será derrotado, o que não acontecia com o Coringa. O saudoso Heath Ledger se entregou à personagem de tal forma que o palhaço do crime parecia tão louco e tão sádico que durante o filme ninguém tinha certeza do que aconteceria a Gotham, tanto que, de certa forma, ele saiu vitorioso - e durante todo o tempo despertava questões às outras personagens e aos espectadores, coisa que não aconteceu em O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Em outras palavras, este é mais um filme de herói. De qualidade superior aos comuns, mas é mais um filme de heróis.
Quanto ao elenco, muito bom. Começando por Anne Hathaway vivendo a sensual e perigosa Selina, que não deixa de ser uma Mulher Gato - e é muito melhor que a Mulher Gato de Michelle Pfeiffer. Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Morgan Freeman, Tom Hardy e Christian Bale, bacanas como era de se esperar, mas dentre eles só Gordon-Levitt se destaca, inclusive pela chance de estrear uma possível continuação. Michael Caine, como Alfred, tem aqui seus momentos mais marcantes da saga (é uma pena que não possa dizer o porquê), mas que não se aprofundam tanto. A melhor atuação, sem dúvida, é a de Gary Oldman já que Gordon, além de mais heróico do que nunca, carrega consigo uma profunda crise moral guardando os segredos de Harvey Dent e do Batman, sofrendo de um jeito que envolve o espectador e convida a fazer também a reflexão sobre qual o lado certo e qual o errado na história. Apesar dos pontos fracos, O Cavaleiro das Trevas Ressurge é envolvente do primeiro ao último minuto (2h45min de filme!), sendo a grande estreia desse semestre.


Luís F. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário