quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os Pássaros – gaivotas malucas!

Mistério na cidade de Bodega Bay. Pássaros de todos os tipos começam a atacar os habitantes da cidade levando caos e destruição por onde passam. Uau...esse definitivamente não é meu estilo de filme preferido (não gosto muito de filmes de animais) mas tenho que admitir que Os Pássaros (1963) consegue se sair bem no gênero.
Tudo começa quando Mélanie (Tippi Hendren) encontra com Mitch (Rod Taylor) numa loja que vende pássaros na cidade de San Francisco. Na verdade não é bem um encontro casual, Mitch sabia quem era Mélanie por ser um advogado da cidade e a moça estar envolvida em pequenos escândalos. Mélanie, que nada sabe sobre o rapaz, decide investigá-lo e levar dois periquitos para ele como uma resposta irônica ao primeiro encontro dos dois (Mitch fez-se passar como um comprador de aves na loja para buscar aproximar-se a Mélanie). Como ele não estava em seu apartamento, Mélanie decide ir à cidade de Bodega Bay onde Mitch está na casa de sua família, junto a sua mãe e sua irmã mais nova. Logo após deixar os periquitos na casa de Mitch, Mélanie é atacada por uma gaivota sem noção: é o primeiro de muitos ataques que ocorrerão durante o filme.
É um filme bom, mas que não deixa explicações muito claras de porque aquilo tudo está acontecendo. Os pássaros estão atacando a cidade...e? Não é dada nenhuma explicação direta sobre os motivos que os levaram a isso. Às vezes me parecia que os pássaros atacavam como se quisessem impedir Mélanie de ficar próxima a Mitch. Ou então, talvez os pássaros sejam apenas sem noção ou queiram dominar o mundo ou qualquer coisa..não sei. Sei que o filme deixa muitas possibilidades em aberto e cada um que dê sua opinião sobre o porquê dos ataques. 
Os Pássaros é um filme bem agressivo, talvez o mais agressivo de Hitchcock. Indicado ao Oscar de efeitos especiais, o filme realmente é inovador nesse aspecto. A tecnologia aplicada para fazer os ataques, com todas aquelas aves é muito boa e inovadora para a época. É claro que hoje em dia aquilo tudo pode até parecer meio mal feito, mas estamos falando de 1963! Sem falar que apesar dos pesares, o filme em si é bastante tenso, mesmo com a artificialidade que o tempo deu aos efeitos especiais utilizados para fazer as gaivotas, os corvos, as galinhas, os cisnes e blábláblá (hehe, to exagerando). Dá sempre aquela sensação de que alguma coisa está prestes a acontecer, de que não é pra Tippi Hendren fazer isso ou aquilo, que tudo vai dar errado, que vai vir uma gaivota doida e arrancar olho de alguém, ahh!
Socorro! uma calopsita!
As minhas cenas preferidas são o ataque às crianças na escola e Mélanie, Mitch, sua mãe e sua irmã presos dentro de casa cercados pelos animais por todos os lados. Outra cena interessante é a que Tippi Hendren tá lá sentada no banquinho na parte de fora da escola e os corvos se amontoando aos poucos e cada vez mais no parquinho das crianças. Muito legal.


por Lucas Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário