quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Oscar 2013: os indicados

Mais um ano, mais um Oscar. O prêmio da academia completa esse ano seu aniversário de 85 anos, marcados por coroações de grandes produções cinematográficas, homenagens a mestres do cinema, consagrações de atores e atrizes e também muitas, muitas injustiças. Enfim, o que importa é que hoje, dia 10/01, foi divulgada a lista com os indicados ao Oscar deste ano, que conta com a presença de nomes já esperados e com algumas surpresas que agradaram – ou não – muita gente que acompanha a premiação. Os indicados nas principas categorias foram:

Melhor Filme
Amor
Argo
Indomável Sonhadora
Django Livre
Os miseráveis
As aventuras de Pi
Lincoln
O lado bom da vida
A hora mais escura

Assim como ano passado, foram 9 indicados na categoria. Os destaques maiores vão para a superprodução de Spielberg Lincoln – que, desde sempre, era certeza absoluta de indicação por ser a cara dos votantes da academia – e para as surpresas da categoria: Amor e Indomável Sonhadora. Amor é uma produção européia do diretor Michael Haneke que foi o filme vitorioso em Cannes e Indomável Sonhadora é o filme independente do ano. Pra mostrar que não é tão antiquada assim, a academia adora colocar um filme de circuito independente entre os indicados, o que é bom para a divulgação desses filmes que dificilmente teriam um reconhecimento expressivo. Só para citar alguns exemplos, foi assim com Pequena miss Sunshine (2006), Preciosa (2009) e Inverno da alma (2010).

Melhor Diretor
Michael Haneke – Amor
Ang Lee – As aventuras de Pi
David O. Russel – O lado bom da vida
Steven Spielberg – Lincoln
Benh Zeitlin – Indomável Sonhadora

Dos indicados, tanto Ang Lee quanto Spielberg já possuem prêmios de melhor diretor. Ang Lee por O segredo de Brokeback Mountain (2005) e Spielberg por A lista de Schindler (1993) e O resgate do Soldado Ryan (1998). David O. Russel tem uma indicação pelo filme O vencedor (2010). Terceiro Oscar de Spielberg? Provável. Surpresas ficaram por conta da ausência de Kathryn Bigelow (A hora mais escura) e Ben Affleck (Argo), ditos como certos na categoria.

Melhor ator
Daniel Day-Lewis – Lincoln
Joaquin Phoenix – O mestre
Hugh Jackman – Os miseráveis
Denzel Washington – O vôo
Bradley Cooper – O lado bom da vida

Briga de cachorro grande, mas minha aposta vai para Daniel Day-Lewis. Não preciso explicar o porquê, basta ver algum filme em que ele seja protagonista para entender de que estou falando. Ele tem dois prêmios – Meu pé esquerdo (1989) e Sangue negro (2007) – e caminha para o terceiro. Joaquin Phoenix e Denzel Washington também possuem indicações – Joaquin com duas e Denzel com cinco, incluindo duas vitórias – enquanto que Hugh Jackman e Bradley Cooper estão na primeira. Interessante ver Bradley Cooper na lista. É um ator em ascensão.

Melhor atriz
Jessica Chastain – A hora mais escura
Jennifer Lawrence – O lado bom da vida
Emmanuelle Riva – Amor
Quvenzhané Wallis – Indomável sonhadora
Naomi Watts – O impossível

Nem me arrisco a chutar um nome. Das indicadas, só conferi Naomi Watts por O impossível. Tudo indica que o prêmio vai ficar entre Jessica Chastain (indicada a melhor atriz coadjuvante ano passado por Histórias cruzadas) e Jennifer Lawrence. Chastain protagoniza um filme sobre a caça a Bin Laden. Ou seja, bem o estilo de produção que faz sucesso nos EUA enquanto que Lawrence é uma das atuais queridinhas de Hollywood desde que estourou com o sucesso surpreendente de Inverno da Alma (2010), que lhe garantiu uma indicação a este mesmo prêmio (ofuscada por Natalie Portman). As surpresas ficaram por conta de Emmanuelle Riva, oficialmente a atriz mais velha (84 anos) a ser indicada na categoria e principalmente de Quvenzhané Wallis, a atriz mais jovem a ser indica ao Oscar – tem apenas 9 anos de idade, 4 anos a menos que a segunda atriz mais jovem a ser indicada (Keisha Castle Hughes por Encantadora de Baleias, 2003). Além disso, provavelmente foi a presença dela entre as cinco que tirou Marion Cotillard da lista. Isso é muita coisa. Ah, nenhuma das indicadas tem Oscar.

Melhor ator coadjuvante
Alan Arkin – Argo
Philip Seymour Hoffman – O mestre
Robert De Niro – O lado bom da vida
Tommy Lee Jones – Lincoln
Christoph Waltz – Django Livre

Todos nessa categoria tem Oscar. O legal é ver de novo Robert De Niro entre os indicados, já que ele não recebia indicações desde 1991 com Cabo do medo.

Melhor atriz coadjuvante
Amy Adams – O mestre
Sally Field – Lincoln
Helen Hunt – As sessões
Anne Hathaway – Os miseráveis
Jacki Weaver – O lado bom da vida

A surpresa ficou por conta da presença de Jacki Weaver. Helen Hunt volta ao Oscar quinze anos depois de vencer melhor atriz por Melhor é impossível (1997) e Sally Field – vencedora duas vezes do Oscar de melhor atriz – surge depois de quase trinta anos sem indicações. Amy Adams, mais uma vez, aparece entre as indicadas da categoria. E mais uma vez deve perder, pois o favoritismo é todo de Anne Hathaway.

Melhor animação
Frankenweenie
Paranorman
Valente
Piratas pirados
Detona Ralph

Melhor roteiro original
Amor
Django Livre
O vôo
Moonrise Kingdom
A hora mais escura

Melhor roteiro adaptado
Argo
Indomável Sonhadora
As aventuras de Pi
Lincoln
O lado bom da vida

Melhor filme estrangeiro
Amor
Rebelle
No
O amante da rainha
Kon-Tiki

Lucas Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário