quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Kubrick vs Scorsese



Stanley Kubrick e Martin Scorsese. Dois dos melhores diretores do cinema americano, ambos foram responsáveis por uma verdadeira revolução cinematográfica, imprimindo muito estilo e personalidade em suas criações.
Kubrick foi muito famoso por ser extremamente exigente com relação à sua obra, tanto que, com mais de 40 anos de carreira, teve pouco mais de 10 filmes lançados. Entre eles, estão clássicos universais como Laranja mecânica, que, após 40 anos continua com a capacidade de chocar, Nascido para matar, um dos filmes mais cruelmente realistas sobre a guerra do Vietnã e 2001 – uma odisséia no espaço, que representou um avanço gigantesco no campo da ficção científica, dando base para muitos filmes que vieram posteriormente. Poucos diretores americanos souberam se diversificar tanto em diferentes gêneros, serem tão ousados e criativos e construírem uma carreira tão brilhante quanto a de Kubrick. Ele sempre vai ser uma referência.

Tão primoroso quanto Kubrick, e muito inspirado por este, Scorsese também faz de seus filmes verdadeiras obras de arte. Em sua vista filmografia, a violência é o tema mais recorrente, e envolve desde o cidadão comum, ao gângster, passando por lutadores de boxe. Poucos retratam a violência como Scorsese. Seu primeiro filme de destaque, Taxi Driver, é uma experiência cinematográfica única e automaticamente pôs o diretor no topo de Hollywood. Os anos se passaram e Scorsese não deixou a qualidade de seus filmes cair. Sua obra tem uma considerável renovação, com pelo menos um grande marco em cada década de trabalho: Taxi Driver, nos anos 70; Touro indomável, nos anos 80; Os bons companheiros, nos anos 90; e, mais recentemente, A invenção de Hugo Cabret, um filme que mostra uma grande versatilidade do diretor. Tem uma grande produção de filmes e todos seguem uma linha similar de excelência. 
E o porquê desse post? Vimos um vídeo muito bacana com algumas cenas de vários filmes de ambos os diretores. Cenas marcantes o suficiente até para  os que não assistiram aos filmes mas as conhecem. São filmes como Laranja Mecânica, 2001, Lolita, Glória feita de sangue, Taxi driver, Touro indomável, Os bons companheiros e Os infiltrados - todos excelentes filmes, diga-se de passagem.


  
Lucas Moura e Luís F. Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário