quinta-feira, 23 de junho de 2011

O garoto

É até sacanagem não ter falado de Chaplin em mais de mês de blog. E pra falar do eterno Carlitos, nada melhor que O garoto (The kid,1921) que tá comemorando 90 anos e chamou novamente a atenção da galera que ama cinema.
A história do filme é simples, e uma das mais bonitas de Chaplin. A mãe (Edna Purviance) teve seu filho num hospital de caridade, e por ser solteira e não ter condições de criar o bebê o abandona num carro que está estacionado na frente de uma mansão junto com um bilhete onde pede que cuidem dele. O carro foi roubado, e o bebê, largado numa viela do subúrbio, onde é encontrado pelo vagabundo Carlitos (Chaplin) que tenta entregá-lo a uma senhora, mas sem sucesso, decidindo então criar o garoto.
Cinco anos se passam, e a mãe se torna uma artista e famosa, que ajuda crianças pobres para aliviar a dor de ter perdido o filho. Enquanto isso, o vagabundo e o garoto trabalham juntos: o menino quebrava vidraças das casas e depois Carlitos aparecia oportunamente se oferecendo para consertá-las.
A história se intensifica quando a artista visita o subúrbio em que vivem Carlitos e o menino, e descobre que este é seu filho desaparecido. Começa então uma dula corrida: da mulher em busca do filho e do vagabundo fugindo do juizado, pois não tinha a guarda legal do garoto - mas ele ignorava que a mãe estava procurando o menino. Na fuga fica visível o carinho mútuo entre o menino e seu pai adotivo, gerando as cenas mais bonitas do filme.
O garoto é considerado uma das primeiras comédias dramáticas do cinema, e é um dos mais populares filmes de Chaplin. No início do filme somos advertidos que se trata de "um filme com um sorriso e, talvez, uma lágrima". Além de toda a beleza da história do homem pobre e de bom coração que apesar de todas as dificuldades cria um bebê abandonado, é muito engraçado, como manda um bom filme de Chaplin, e tem algumas das sequências mais famosas do cineasta, como a cena em que Carlitos e o garoto são perseguidos por um policial após quebrar uma vidraça. 90 anos depois da estreia, O garoto é um clássico para todas as gerações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário