terça-feira, 21 de junho de 2011

Corrida pela herança (Sidney Sheldon)

Corrida pela herança é um dos livros de Sidney Sheldon voltado para o público jovem. Nele é narrada com humor e suspense a aventura dos herdeiros do milionário Samuel Stone, que de tão avarento não queria entregar seu dinheiro nem depois de morto. Em seu testamento, nomeou como herdeiros sua viúva, um jovem sobrinho, seu advogado e um primo distante, David, que do grupo era o único honesto. Mas o velho milionário não fez um testamento comum, preparando uma verdadeira disputa pelos seus bens.
Uma vez por semana os herdeiros deveriam se reunir para assistir às fitas que Stone deixou gravadas, nas quais estavam as pistas para chegar aos seus bens valiosos. Como no início as pistas pareciam indecifráveis, a viúva, o sobrinho e o advogado  fingiam unir-se a David, prometendo dividir o dinheiro em quatro partes iguais, mas depois tentavam enganá-lo. Mesmo assim, por ser o mais esperto, David sempre chegava à frente dos trapaceiros.
As tarefas deixadas por Stone puseram os herdeiros nas mais diversas situações, como passar a noite numa casa mal-assombrada, invadirem uma delegacia, viajar à Espanha, enfrentar animais selvagens num zoológico, serem perseguidos por empresários do petróleo e partirem numa louca viagem pelo tempo.
Assim como os outros livros juvenis de Sheldon, Corrida pela herança é curto (menos de 200 páginas) e simples, não apresentando personagens profundas e dramas complicados. Como de costume, o autor ambientou a história na alta sociedade, mas dessa vez explorando a ambição das personagens e com isso, criando situações engraçadas. A avareza também é destacada, já que o morto fazia questão de dizer o quanto lamentava ter de deixar sua fortuna para os parentes. É um bom livro pra quem quer começar a ler a obra de Sidney Sheldon.

Um comentário: