segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Dois dias, uma noite - a maior saga de 2014

Sandra (Marion Cotillard) encontra-se num momento muito importante de sua vida. Saindo de um período de depressão grave que ainda tem reflexos no seu presente, recebe a péssima notícia de que perderá seu emprego em nome de um abono salarial para os outros funcionários. A decisão da empresa não foi tão simples assim. No caso, os outros funcionários do local tiveram, eles mesmos, que escolher entre receber o abono ou manter a colega de trabalho em serviço. Após descobrir que um deles influenciou bastante na decisão dos demais, Sandra, munida inicialmente menos por suas forças próprias que pela insistência de sua amiga e de seu marido (Fabrizio Rongioni) consegue com que seu chefe faça uma nova votação – desta vez, secreta – para chegar à decisão final. Entre essa tomada de decisão e a nova votação, o que lhe sobra é um final de semana. Dois dias para que o pequeno número de três pessoas que votaram a seu favor se transforme em nove, para que assim a maioria esteja com ela. Tudo que lhe resta é uma jornada de porta em porta tentando convencer seus colegas a lhe apoiar.
Dois dias, uma noite (Deux jours, une nuit, 2014) é um filme magistral. Excelentíssimo. Um pouco cruel em sua proposta, também é um filme bastante humano, visto que sua temática é, basicamente, uma disputa clássica e travada na banalidade do cotidiano entre solidariedade e interesses pessoais. Claro, dinheiro é sempre bom, mas até quando vale a pena o lucro em detrimento do bem estar de um colega de trabalho? De um amigo? De uma pessoa próxima a que todos sabem que se encontra fragilizada? Desta forma, os Dardenne compõem essa trama meio trágica que também nos fala muito sobre compaixão e lealdade, tendo como plano de fundo a crise econômica europeia. 
A missão de Sandra não é fácil e muito menos confortável. Imagine ter que passar dois dias inteiros andando de porta em porta, na casa de pessoas as quais você precisa pedir um favor imenso. O desconforto está estampado na cara de Sandra, até por saber que muitas daquelas pessoas realmente necessitam daquele abono. Ao receber sim como resposta, Sandra se ilumina e torna-se esperançosa, ganhando forças para continuar a jornada e agradece de maneira discreta, porém sincera. Ao receber não como resposta, aceita passivamente e não tenta forçar muito para que os outros mudem de ideia, mas implode em seu mundo particular. Perde as esperanças a cada decepção, se entregando à depressão ainda não totalmente superada. Talvez o que realmente a sustenta seja mesmo a figura sempre presente e companheira do marido, que a acompanha de perto em todos os passos da jornada. 
Um aspecto bastante interessante em Dois dias, uma noite é ver as reações de cada uma daquelas pessoas, o que traz ao filme uma surpresa a cada cinco minutos de projeção. Afinal, nem ela e muito menos nós sabemos o que passa pela cabeça daquelas pessoas, e muito menos como reagirão a tal confronto de valores morais. As reações são das mais diversas e mesclam não apenas sentimentos extremos de solidariedade ou egocentrismo, mas também de culpa, agressividade e afastamento. Interpretação perfeita de Marion Cotillard, que traz mais uma excelente atuação a sua lista enorme de bons trabalhos (Piaf e Ferrugem e Osso são meus exemplos referência em relação à atriz), emprestando a Sandra a vulnerabilidade e a exaustão de uma pessoa lutando para sair de um abismo. Filme indispensável.

Nota: 10

Leia também:
Piaf

Lucas Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário