sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Concerto - uma loucura chamada Tchaikovsky


O Concerto apareceu em Aracaju em fevereiro, na sessão CineCult. Normalmente eu nem olho pra essa sessão, mas o filme foi muito bem indicado, e eu fui assistir. E posso dizer que valeu muito a pena. A combinação de música, história soviética, frustração do passado e bom humor deu certo.
Em 1981, na Era Brejnev, Andrei Filipov era o maior maestro da União Soviética e estava à frente da Orquestra do Bolshoi. Depois de contrariar as ordens do Partido Comunista, que exigia a demissão dos músicos judeus, incluindo seu melhor amigo, o violoncelista Sacha, Andrei foi expulso do Bolshoi e humilhado na noite de um importante concerto por Ivan Gavrilov, um dos diretores do Partido.
Quase trinta anos depois, Andrei é um faxineiro que trabalha onde antes havia sido o maior astro: no prédio do Bolshoi. Mas ao descobrir que a orquestra russa fora convidada pelo teatro francês Châtelet, resolve reunir os antigos amigos e fazer a apresentação no lugar do verdadeiro grupo do Bolshoi. Para isso, ele recorre a seu amigo Sacha e a Gavrilov, que fora empresário musical.
Andrei decide apresentar o Concerto de Tchaikovsky para violino e orquestra, o concerto que ele executava quando foi obrigado a encerrar a carreira. A solista escolhida é a jovem francesa Anne-Marie Jaquet (Mélanie Laurent - Bastardos Inglórios), uma das mais renomadas da atualidade.
O filme tem uma sucessão de cenas divertidas e inusitadas, tais como a ida frustrada ao aeroporto de Moscou e as gritarias e bebedeiras pelas ruas de Paris, além dos vários bicos arranjados pelos membros da orquestra para tentar obter lucro de sua viagem francesa que quase os impediram de realizarem o objetivo daquele circo todo: o concerto.
Eu nem sei o que mais se destaca em O concerto (Le concert, 2009): se é a música, a determinação de Andrei, a bela história por trás da história de Anne-Marie ou o bom humor do filme. Na verdade, o longa puxa mais pro lado da comédia, e o que não faltam são situações engraçadas, principalmente na primeira parte, onde os russos mostram que não são só os brasileiros que têm um "jeitinho" pra driblar dificuldades. O Concerto de Tchaikovsky, além de música-tema do filme, faz parte da história de Andrei e é o elo de ligação entre ele, Sacha e Anne-Marie (e é muito viciante!).
Também é interessante ver a Rússia e seus reflexos da antiga União Soviética, como o Partido Comunista, muito enfraquecido; a inflação que começou na década de 80 e até hoje perturba os russos; a burocracia soviética que perdura e a Máfia russa com seus bilionários - impressionante como um pais que fora comunista e em menos de vinte anos tem mais de cem bilionários, muito desses anteriormente ligados ao governo soviético.

Ficou interessado? O Concerto está disponível pra download em alguns blogs (recomendo o Laranja Psicodélica). Vale muito a pena. E se quiser o tal concerto de Tchaikovsky,  clique aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário