terça-feira, 17 de maio de 2011

Escrito nas Estrelas (Sidney Sheldon)


Domingo, no post sobre Sheldon, ia escrever também sobre algum livro dele, mas era tanta coisa pra falar sobre o velho, que o post ia ficar grande demais.
Em 2004, fui à estante de minha mãe procurar uns livros pra preencher o tempo disponível, e percebi um nome que se repetia: Sidney Sheldon. Ao todo eram doze títulos diferentes, e pensei: "se aqui tem um monte é porque o cara é bom". Escolhi Escrito nas Estrelas ao acaso, mas depois descobri que foi uma ótima escolha.
O livro é um grande flashback de sua protagonista, a empresária Lara Cameron, na noite de seu aniversário de quarenta anos. Diante da ameaça de perder boa parte de seus bens, Lara relembra sua trajetória desde a pequena cidade de Glace Bay, fundada por escoceses, até se tornar um dos maiores nomes da construção civil nos Estados Unidos.
Órfã de mãe e criada por seu pai James Cameron, um homem alcoólatra e devasso, Lara cresceu na pensão em que seu pai era gerente, cercada por vários trabalhadores da cidade que moravam na pensão. Esnobada por seu pai, que a considerava parte de seu "destino trágico", a menina sonhava com o dia em que seria rica e amada por seu Lochinvar (príncipe do folclore escocês). Alheio às ofensas de James, Lara crescia e se tornava cada vez mais bonita, sendo assediada por colegas e vizinhos.
Quando o pai faleceu, a menina decidiu ocupar seu emprego, administrando a pensão, que pertencia ao banqueiro da cidade, o velho Sean MacAllister. Foi na pensão que ela conheceu Charles Cohn, representande de uma grande rede de lojas, que tinha a missão de encontrar um prédio em Glace Bay para instalar uma filial da empresa. É aí que Lara dá o salto inicial de sua carreira: propõe a Cohn construir um edifício, que ele arrendaria por cinco anos. Foi através de um empréstimo de MacAllister -obtido com a condição de que a jovem dormisse com ele- que Lara construiu o prédio, e dois anos depois, com várias obras realizadas na cidade, se mudou para Chicago, sonhando em se tornar uma grande empresária
Em Chicago, conheceu Howard Keller, um executivo que logo se apaixonou por ela e a ajudou na construção de um hotel de luxo. Com o sucesso do hotel, Lara e Keller se tornaram sócios, fundando a Cameron Enterprises. A partir daí, o nome Cameron ganhou projeção e com poucos anos se tornou referência entre os construtores da cidade. Depois de consolidar sua empresa em Chicago, Lara se muda para Nova York. Devido a um problema na primeira obra que fez na cidade, ela conhece o advogado Paul Martin, descendente de italianos e de ligações com a Máfia. Os dois iniciam um romance, e Martin acaba se envolvendo nos negócios de Lara.
Implacável quando o assunto era a empresa, Lara fica conhecida como "a Borboleta de Ferro". Mas a atitude autoritária contrastava com sua generosidade. Ela sempre ajudava os funcionários no que podia, tendo, inclusive, pago todos os custos do tratamento contra o câncer de sua secretária.
Em uma viagem a Londres, Lara conheceu o maestro Phillip Adler, e o imaginou como seu Lochinvar. Apaixonada pelo músico, tentou se aproximar dele de diversas formas, até que descobriu que ele também a amava. Depois de um casamento às pressas na Europa, ela volta para Nova York, onde passou a se dedicar menos ao trabalho. O que ela não esperava é que Martin, ainda apaixonado por ela, pudesse querer se vingar - e infelizmente ele sabia como acertá-la em cheio. Pra piorar, Lara descobre da pior forma que seu casamento poderia não ser um conto de fadas.

Acho que de todas as super mulheres que Sheldon compôs para protagonizar seus livros, Lara Cameron é uma das mais interessantes. Devido às ofensas vindas do pai e do abuso cometido pelo banqueiro MacAllister, Lara decidiu ser forte e nunca mais deixar que ninguém a oprimisse - em especial os homens. Tal atitude é demonstrada na fato de participar de uma área tradicionalmente masculina, a construção civil. Mas vemos que debaixo da armadura há uma mulher romântica e meio carente, que tem um bom coração. Essa dualidade é muito bem trabalhada pelo autor e conribui para o sucesso da personagem.
Escrito nas Estrelas foi lançado nos Estados Unidos em 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário