sábado, 21 de janeiro de 2012

Casa de pensão - boemia e tragédia

Quando se fala em Naturalismo no Brasil, o primeiro nome que vem à mente é Aluísio Azevedo. Maranhense de São Luís, nasceu em 1857, irmão mais novo do também escritor Artur Azevedo. Em 1876 se mudou para o Rio de Janeiro, e logo começou seu contato com os jornais, como cartunista. Em 1881 inaugura o Naturalismo no Brasil com O Mulato, e é o primeiro escritor no país que tenta sobreviver apenas com a renda obtida com a venda de seus livros. Não consegue. Frustrado e odiando um país que valorizava tão pouco a literatura, abandona a escrita e entra para a diplomacia. Faleceu em Buenos Aires em 1913.
Aluísio lançou Casa de pensão em 1884. O romance narra a história de Amâncio Vasconcelos, jovem maranhense que chega ao Rio de Janeiro para estudar medicina. Amâncio é acolhido na casa do comerciante Luís Campos, um velho amigo de seu pai. Mas Amâncio, que nunca gostou de estudar, queria mesmo era saber de farra, e encontra muitas com seus amigos, entre eles João Coqueiro, que empurra o rapaz mais ainda pro mau caminho.
A vida desregrada e o começo de uma atração por dona Maria Hortênsia, esposa de Campos, fazem Amâncio sair da casa do velho amigo e se mudar para a pensão que João Coqueiro mantinha junto a sua esposa, M. Brizard (que tinha o dobro de sua idade) e sua irmã Amélia. Interessados na fortuna do maranhense, Coqueiro e M. Brizard jogam Amélia nos braços de Amâncio. Os jovens se tornam amantes, e Amâncio passa a sustentar a família de exploradores, chegando a manter uma casa em que todos eles passaram a morar. O que o jovem não percebe é que estava envolvido demais com uma família completamente desonesta e sem escrúpulos, o que pôs sua vida em risco.
O determinismo do meio sobre as personagens, característica forte do Naturalismo, também está presente em Casa de pensão. Percebemos que Amâncio já não era flor que se cheirasse, mas ele piora bastante quando passa a frequentar a pensão de João Coqueiro. Outra característica presente é o pessimismo e a descrença no ser humano - as pessoas que se aproximavam de Amâncio o faziam apenas pelo dinheiro. 
Casa de pensão é baseado na Questão Capistrano, crime ocorrido em 1876 no Rio de Janeiro e que despertou bastante o interesse público. Eu lembro que tentei lê-lo algumas vezes, quando tinha entre sete e onze anos. Só consegui mesmo com treze. Ainda bem, esses livros naturalistas não são nada aconselháveis pra criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário