sexta-feira, 24 de abril de 2015

Filmes pro final de semana - 24/04

 1. Sniper Americano (American Sniper, 2014)
Os filmes sobre guerras, cujo apogeu foram as décadas de 70 e 80, pós- Guerra do Vietnã, ainda têm muito a nos oferecer. É o que prova Sniper Americano. Dirigido pelo sempre competente Clint Eastwood, é baseado na história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), o mais letal atirador de elite da história militar norte americana. Foram mais de 150 mortes confirmadas pelo Pentágono, chegando a 250 em versões não confirmadas. O mérito de Sniper Americano é fazer o que seus antecessores dos anos 80 também fizeram: acompanhar a degradação psicológica e moral de Chris ao longo do tempo, e os graves efeitos da guerra na sua mente e na sua vida social.
Nota: 8,0/ 10
2. Magia ao luar (Magic in the Moonlight, 2014)
O último filme filme de Woody Allen pode ser definido bem rapidamente como uma graça. Woody viaja no tempo e nos leva à Europa dos charmosos anos 20, onde somos apresentados a Stanley Crawford (Colin Firth), que nos palcos é o magnífico mago chinês Wei Ling Soo, mas fora deles é um cético incorrigível e arrogante o suficiente pra desprezar todo e qualquer crédulo. Stanley é convocado por um amigo,também mágico, a desmascarar uma jovem médium (Emma Stone) que está impressionando na Riviera Francesa, principalmente a rica família que a acolheu. Acontece que por mais que se esforce, Stanley não consegue encontrar falhas na garota. E quando um cético acredita em algo, ele acredita de verdade - e mais que confiança, essa conflituosa relação 
Nota: 9,0 / 10
3. Ela (Her, 2013)
Sem dúvidas um dos melhores e mais bonitos filmes dos últimos anos. Theodore (Joaquin Phoenix) é um solitário escritor que acaba se apaixonando por um sistema operacional (OS). O filme é ambientado num futuro próximo, onde a tecnologia é sutilmente mais avançada que no presente, e os sistemas operacionais são grandes facilitadores da vida das pessoas. Samantha (voz de Scarlett Johansson), o OS de Theodore, dotado de voz feminina e personalidade, acaba por envolver seu dono. A ideia do amor entre um homem e um software parece totalmente plausível, apesar de uma certa estranheza com que muitas pessoas encaram a relação. A proposta é fazer pensar na relação de dependência com a tecnologia além de, claro, afirmar que toda forma de amor vale a pena.
Nota: 10
4. Precisamos falar sobre o Kevin (We need to talk about Kevin, 2011)
Mais uma vitória do circuito semi-alternativo americano. Um filme tenso, provocador, reflexivo e belo - beleza oculta por mágoas, mas belo. O longa baseado no best-seller homônimo é focado na figura de Eva Khatchadourian (Tilda Swinton), cuja história é montada a partir de flashbacks que datam da infância de seu filho mais velho, Kevin (Ezra Miller) até a adolescência dele; o menino doce que escondia birras e uma certa maldade que só a mãe parecia perceber, a ligação aparentemente saudável com o pai Franklin (John C. Kelly) e a paixão pelo arco e flecha, que tem papel importantíssimo na história. Desde o início vemos do que Kevin foi capaz de fazer, mas ver todo os antecedentes e o agravamento da relação entre mãe e filho é o que o filme mais tem de espetacular, realçado pelas excelentes atuações de Ezra Miller e Tilda Swinton. Sem dúvida uma das melhores críticas à sociedade americana contemporânea.
Nota: 9/ 10
5. Todos os homens do presidente (All the President's men, 1976)
Um filme de investigação jornalística sem paralelo. Baseado num escândalo da política americana dos anos 70, Todos os homens do presidente tem seu ponto de partida no assalto à uma sede do Partido Democrata. Analisando o pouco valor subtraído e a condição social dos suspeitos, dois jornalistas do The Washington Post (Dustin Hoffman e Robert Redford) farejam um mistério que desafia figurões do alto escalão da política e pegam um rastro que segue até a Casa Branca. Apoiados por seu editor chefe e com o inconstante apoio de um informante que soltava apenas poucos detalhes do que sabiam, a dupla enfrenta inimigos poderosos que mal conhecem, numa caçada que pode abalar os pilares da política mais influente do mundo.
Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário